segunda-feira, fevereiro 20, 2006

_Laços interesseiros_


A vida, muito sinceramente, agora começa a fazer algum sentido. Estou aqui para mim, para mim e resumidamente, para mais ninguém. Não me interessa saber de mais nada, dos outros, das coisas, porque se me interessa, é só isso mesmo....interesse puro. Estou com alguém durante a vida por puro interesse, como me mostram as recentes relações porque passo. A vida é um conjunto das mais interesseiras reelações.

Muito sumariamente, digo que a única relação não interesseira que tenho e que mantive, começando a sê-la há muito pouco tempo, é a relação que mantenho com a minha mãe. Nasci, precisava dela para me alimentar e, psicologicamente, vejo nela um ponto de partida para julgar as outras pessoas. Bem, por isso é que tenho a tendência de ver em todas as pessoas o bem, forçosamente, sempre o bem, e nunca...Nunca!! começo a relação com alguém vendo nela os pontos negativos (pelo menos os psicológicos, porque os notórios notam-se). Mas pelos vistos sou dos poucos.
Parece que todos os outros com quem falei sobre este assunto me vêm como ingénuamente cego. Eu argumento com a hereditariedade. Eles vêm injustificável mas eu insisto que a culpa não é minha.

Não interessa, o mundo é hipócrita, puramente interesseiro e poucas são as relações que eu vivo em que vejo um dia uma possibilidade de se virem tornar menos interesseiras e mais....puras....humanas!

Como diria o outro, o mundo só será genuinamente humano quando chegar o momento em que o ser-humano se virar para outro e disser:"eu vi mais do mundo que tu!", e não:"eu tenho mais dinheiro que tu!" (Agostinho da Silva). Porque esta vai ser a civilização verdadeira, em que a distinção do Homem vai ser pura, como o conteúdo que o conceito integra. Hoje, como é claro e eu admito muito dificil de vir a ser ultrapassada, o homem vê noutro inferioridade ou superioridade no dinheiro que sumiticamente guarda na conta bancária, no carro desportivo que têm à porta da mansão com piscina e jardim decorado com as melhores imitações das mais famosas estatuetas do mundo....
Este é o nosso parâmetro de distinção instântanea! Falsa, materialista, fútil e ,mais que tudo, preocupante. Eu chegando ao dia em que possa ver alguém com mais prestígio que eu mas única e exclusivamente porque possui mais material de exibição, tendo a minha pessoa elegido o caminho da riqueza intelectual, via-me algo frustrado. Não por não partilhar parte ou todo o prestígio de outrem, mas por ver que o mundo continua da mesma maneira, que eu vou morrer (ou não, não me perguntem sobre a morte. "Nunca morri, por isso não posso dizer como é. Perguntem a quem morreu, perguntem-me a mim! quando morrer. Dir-vos-ei, se conseguir. Porque não, até são meus amigos.") e deixar o mundo da mesma maneira que o encontrei, quando me tornei consciente dele. Esta é uma ideia que me impele à sua mudança, tentar fazer o máximo possível para deixar algo de diferente, quer meu quer meu indirectamente, porque vivi essa mudança!

Mas pronto, são só ideias de alguém que não é alguém para ninguém, só para mim (e para a minha mãe), apercebo-me agora. Concluíndo, toda a relação no mundo tem um interesse, por minimo que seja (a amizade de lata dobra-se pela mais pequena panacada na dobra e pode ficar fechada para sempre; a paixão vermelha, cor do diabo, torna-se cor-de-rosa até perder a cor, com a mais pequena tempestade chuvosa; as relações profissionais...não digo nada...1º ainda nao passei por uma concreta para estar a falar, 2º sao as mais interesseiras de todas, ou nao tinhamos sido treinados para elas - "profissionais" - nem todas tivessem um objectivo, poucas vezes colectivo) menos a pura amizade e o amor de mãe. Esta última é algo fácil de garantir, mas muitas vezes igualmente difícil. Quanto à primeira, é a mais compensadora e em que tu mais perdes, a mais fácil mas mais receosa de se ganhar por mais difícil de se perder. Neste último ponto vemos a razão pela qual ninguém consegue aproximar-se muito de outrem...por medo!!!...nao por falta de vontade...por puro e subjectivamente interesseiro receio...As pessoas querem é ser felizes, e por vezes a felicidade, muitas vezes a felicidade está em evitar os outros que ,sabemos, nos vão dar algumas desilusões...

Tenho dito, mas muito da boca para fora. Como diria "outro outro": "a escrita não é mais que um fingimento do sentimento. O poeta, escritor, não é mais que um mentiroso". E a mentira somente é uma "divergência sensível do que é dito para com a verdade". Realmente, uma pessoa consegue escrever sem sentir o que escreve. Torna-se algo falso, mas lógico e uma espécie de desabafo com ele e com o papel. Mais fácil é escrever o que sentimos, conseuqntemente, muito mais difícil também =)...

Nuno de Sá Lemos.
20/02/2006, 10:48

5 comentários:

Anónimo disse...

Tens dito, e muito bem...
Só gostava que uma das mudanças que fizesses fosse colocar um certo brilho nesse negativismo todo com que vês a vida... A maneira como te isolas e dizes que és ninguém para alguém. Existe sempre alguém que pensa em ti, que precisa de ti. Dizeres isso, é injusto. Sentires é muito pior.

Não sei em que circunstãncias escreveste este post, mas ta cheio de palavras e letras trocadas. Seu bebado ;)

Beiju Ni*

Anónimo disse...

Só pa te fazer a vontade... TÁ UMA MERDA LOL
Inda n li... ms cm dixeste pa n ler nem me voiu dar ao trab... dps faezr um resumo lol
kusses

Anónimo disse...

Egoísta!!!
só porque caiste uma vez isso não te dá o direito de agarrarres a mão de quem te ajuda a levantar por interesse. o mundo não tem culpa dos teus problemas!tu tens e também que está envolvido neles...por isso não olhes para o mundo com interesse... há muita gente que gosta de ti e que te ajuda a levantar quando tropeças...por isso estima estas pessoas!!!
Não penses que és um desgraçado e que a vida não quer nada contigo..pensa que esás a começar a aprender a andar e que é muito natural caires e fazer "doi-doi"!!! o importante é levantares-te e continuar a cair e voltar a levantar!!!
de outra maneira só desiludirás quem gosta de ti!

Anónimo disse...

Oi! Bem, tive aki a dar 1 olhadela no teu blog (sim, pk eu, ao contrário d certas pexoas, ñ m eskeço dos amigos)! lol! Rapaz, o k t aconteceu?!? Andas c/ 1 visão mt peximista da vida!É verdade, a vida é dura! Sim, a maior parte das vezes as pexoas k amamos e c/ kem nos preocupamos acabam p/ nos magoar... M/ é ixo k da algum sentido a vida... são os obstáculos k nos aparecem no dia a dia k nos amadurecem e nos fazem ter vontade de continuar em frente! ñ sejas tão duro ctg próprio e c/ os outros!!! E ñ vejas apenas os pontos negativos da vida... Esta treta tb tem algumas coisas boas, sabias? Vá, já escrevi mt... Vai dando noticias, seu bacoco (citando a Paula)! ;) Mtx Jitux Telma

Anónimo disse...

és,um filho da puta!!!! :p na brinka, mas tu tens razão até começares a exagerar, o que não era nada necessário nem aconselhavél!!! já agora desde quando é que a relação c a tua mãe nao é de puro interesse???? enfim, és o nuninhu!!!! biju biju fófinho