quarta-feira, dezembro 20, 2006

Envidia!!!


Envidia, ou inveja, é o sentimento mais complexo que o ser humano pode experimentar. Primeiro ponto, ha que distinguir dois tipos de inveja: a positiva e a negativa. A positiva nunca poderá afectar terceiros, mas so beneficiará sempre a origem dessa inveja (em poucas palavras, "primeiro eu, depois tu e tu"). A negativa poder-se-á chamar de variadas maneiras, umas mais calão outras técnicas.
A critica destrutiva é feita com o proposito, nao de apontar uma falha ao outro (podendo mesmo nao ter qualquer gralha a completar; nao falo do ser humano, ja que ninguem e perfeito, mas sim da materialização possivel deste sentimento), mas de o destronar do pulpito ou desnivela-lo, com o fim de se sobrepor (mais uma vez, aponto variadas maneiras de alguem se sobrepor sem ser deitando abaixo outros).
Uma atitude de coacção que nao permita o individuo de prosseguir o que pretendera, para que o unico candidato a esse "posto" seja o "eu", para que o unico que possa ser apresentado como soluçao final seja o meu "eu", e nao o do outro, melhor em muitos aspectos. Ameaças, censuras, agressão (fisica), etc, sao todas maneiras atraves das quais alguem poderá manifestar o pesar pela sua inferioridade, por isso tendo que destruit o outro.

Agora se me perguntarem de que que eu estou envolto neste maravilhoso e estupefaciente pais será, sem duvida alguma, a segunda hipotese. Quem detem o minimo de poder nas maos, nao hesita em tudo fazer para o manter e renovar/ fortificar. Nao consigo compreender porque eh que esta gente(!) traz para uma vida supostamente real os conceitos, neste caso, economicistas (como a escolha racional, que afirma a satisfaçao de todos aqueles que garantirão a sua ascensao, e o ignorar/ desmantelar daqueles que mais cepticos se mostram quanto as suas capacidades). It isn't supposed to be like that. A ajuda nao chega para ninguem, porque a ajuda que damos eh uma auto ajuda...em tudo o que fazemos vemos uma indirecta relaçao com o que nos perseguimos, ou senao nao veriamos razao para o fazer. Quando pensamos estar no aureo momento do nosso dia, nao temos quem nos vah dar uma palavra de amizade, mesmo aconselhando para por os pehs no chao e nao me deixar flutuar out of reality. Pelo contrario, ha mais os que vêm o sucesso do outro como imerecido e mal designado, já que o que é bom nele devia ser "meu".

Nao percebo, no resto do mundo nao deve ser assim tao mau. Como eh que nos deixam viver nele?


O navegador Portugues chega ao peh do jovem pescador goaano e pergunta-lhe se nao tem medo que os caranguejos lhe caiam do balde, ao que este responde: "Nao. Felizmente sao Portugueses: quando um de baixo tenta sair, os outros começam a empurrá-lo para baixo"...

Nuno de Sá Lemos

20/12/2006

1 comentário:

Ni disse...

Quando voltas... a escrever??
O teu blog deve ter saudades e eu também ;)

Beijocas gandes***